FAQ ( Perguntas Frequentes)

Qual a forma de ingresso na Instituição?

A inscrição deverá ser realizada pela Mãe ou Responsável Legal por meio da Central Única de Atendimento Telefônico (156), de segunda a sexta-feira, das 7h00min às 19h00min, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h00min às 18h00min.

Para a validação da inscrição é necessário que a Mãe ou Responsável Legal compareça à UNIPLAT, localizada na CRE, conforme a Região/Sub-região indicada, em qualquer dia útil do mês, portando cópia e original dos documentos.

Faixa etária de atendimento?

O INAV atende crianças de 02 e 03 anos de idade.

Documentos necessários para a matrícula?

  • 04 fotos 3×4;
  • Cópia dos seguintes documentos:
    • Certidão de nascimento;
    • CPF do estudante;
    • Cartão de Vacina (identificação, vacinas, tipagem sanguínea e fator RH;
    • Comprovante de residência atual com CEP;
    • NIS (número de inscrição social) do responsável e do estudante;
    • Cartão do Auxilio Brasil (somente para participantes do programa)
    • RG e CPF do pai e da mãe;
    • Relatórios médicos (somente em casos de restrições, alergias, dentre outros).

Horários e dias de atendimento

O INAV funciona de segunda a sexta-feira das 07h30min as 17h30min.

Como proceder em caso de atraso?

É de suma importância que o horário de entrada e saída seja regular, caso ocorra situações rotineiras de mudança de horário os pais/responsáveis são alertados e orientados sobre a intervenção, sendo registrada em Livro Ata datada e assinada esclarecendo o motivo.

Atualizar meu cadastro com endereço/telefones?

A ficha cadastral da criança deverá sempre estar atualizada. O responsável deve colocar os dados na agenda escolar da criança caso seja novo contato telefônico e caso seja endereço procurar a secretaria com o novo comprovante de residência.

De qual forma acontece a liberação das crianças?

Por motivo de segurança, a criança só será liberada com apresentação da Carteira de Identificação. Todos os estudantes terão direito a duas carteirinhas, em caso de perda, deverá solicitar uma 2ª via na secretaria.

Em caso de falta, como proceder?

As faltas das crianças deverão ser justificadas através do Atestado Médico, e deverão ser entregues no máximo em 24 horas na secretaria do Instituto. Caso não tenha atestado os pais/responsáveis deverão entrar em contato com a secretaria escolar e informar o motivo da falta para que sejam tomadas as devidas providências.

Medicação no horário escolar?

Em acordo com as Orientações Pedagógicas – SEDF, os pais ou responsáveis devem comparecer a secretaria escolar, apresentar a Prescrição (receita médica) atualizada com cópia no nome da criança e assinar um termo de autorização para que possa ser ministrada a medicação. Não temos autorização para aplicação de medicamentos injetáveis ou inaláveis.

Quantitativo de crianças em cada turma?

Maternal I (02 anos) 23 crianças por turma e Maternal II (03 anos) 24 crianças por turma.

Festinha de aniversário na Instituição?

O responsável deverá procurar a secretaria escolar, verificar a disponibilidade de data. A festa é feita dentro da sala de aula, podem ser três convidados incluindo os pais/responsáveis, horário de início as 14h30min e término às 16h30min.

Aquisição de uniforme?

O Instituto fornece a toda criança matriculada um kit com dois conjuntos de uniforme e um agasalho, não ocorre à venda do mesmo, caso queira adquirir mais peças, deverá entrar em contato com o fornecedor da Instituição. O Uniforme completo é de uso obrigatório, assim como a limpeza e conservação de responsabilidade dos responsáveis.

O Instituto oferece agenda escolar?

Cada criança receberá gratuitamente uma agenda escolar. Ela é de uso obrigatório sendo um dos meios de comunicação entre a instituição e a família.

Quando ocorrem as reuniões escolares?

As reuniões acontecem conforme o Calendário Escolar da SEEDF, os responsáveis são lembrados através de avisos nos murais e bilhetes nas agendas. Em caso do responsável precisar emitimos Declaração de Comparecimento.

Contato com a Coordenação ou Direção escolar?

O atendimento individual poderá ser feito através de um prévio agendamento na secretaria escolar.

Em caso de emergência com a criança, como a Instituição procede?

Comunicamos de imediato o comparecimento do responsável, se necessário acionamos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU.

Saber sobre o comportamento do meu filho na Instituição?

O desenvolvimento diário da criança será descrito na agenda escolar de acordo com sua frequência, caso tenha algum comportamento atípico, marcamos umar eunião especifica para tratar a particularidade.

A Instituição alfabetiza a criança?

De acordo com as diretrizes curriculares e o currículo de educação infantil, a instituição apresenta a metodologia através de atividades pedagógicas e lúdicas ao conhecimento do mundo letrado.

Sobre os produtos de higienização das crianças

O Instituto utiliza sabonete líquido infantil de primeira linha, shampoo, condicionador, creme dental, creme de pentear, escova de dente, pente (individual) e colônia são itens de qualidade, adequados a faixa etária das crianças atendidas.

Como a avaliação educacional de cada criança é feita?

Avaliamos diariamente através de observações e atividades lúdicas. Elaboramos semestralmente relatórios descritivos individuais do aluno – RDIA, contendo seu desenvolvimento escolar.

Quais os conteúdos trabalhados na educação infantil ?

Na educação infantil não há conteúdos e sim os campos de experiências. Sendo eles:

  • O Eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Meu filho se alimenta bem na Instituição?

São cinco refeições diárias: desjejum, colação, almoço, lanche da tarde e jantar descritas as aceitações diariamente na agenda escolar e no caso da não aceitação entramos em contato com o responsável. Disponibilizamos semanalmente o Cardápio Nutricional no site e nos murais de entrada da Instituição.

A comida é reaproveitada para ser consumida em outro dia?

Toda comida produzida no Instituto diariamente é para consumo do dia, a cozinha possui controle na produção das refeições através de fichas técnicas e per captas.

O que fazer caso meu filho tenha restrição ou alergia a algum alimento?

Todas as crianças que possuem restrições alimentares, através de laudo médico, tem acesso aos alimentos específicos para cada caso, sem ônus para a família, pois a instituição fornece todos estes alimentos. Não é necessário trazer alimentos de casa.

Como posso falar com a nutricionista?

Marcar na Secretaria escolar um horário, a nutricionista está na Instituição de 09h00min às 15h00min.

Meu filho não come vegetais e frutas, como é feita a alimentação?

Oferecemos uma alimentação variada e rica em vegetais e frutas, incentivando alimentação saudável, porém quando a criança não aceita a nutricionista é chamada e realiza um trabalho de incentivo com todo carinho e cuidado.

A Instituição oferece frituras?

Todas as preparações são assadas e cozidas, dispensando as frituras.

Meu filho é intolerante à lactose, alérgico ao leite, alérgico ao ovo, como vocês fazem?

As crianças que possuem restrição alimentar devem trazer o laudo médico. E as preparações são realizadas conforme cada caso, livre do alimento que causa alergia. Por exemplo: Quando o bolo é servido, desenvolvemos receitas específicas, com objetivo de não excluir a criança.

Tem pesagem das crianças?

Sim, a pesagem é realizada no início e final do ano. E todas as crianças diagnosticadas acima do peso ou abaixo do peso, são acompanhadas durante o ano por nossa nutricionista.

As carnes são de tamanhos pequenos ou as crianças pegam com a mão?

Todos os cortes das carnes são em tamanhos pequenos. O uso do talher (colher) é indispensável nas refeições.

Quem serve o alimento para as crianças?

As cozinheiras preparam o alimento e as monitoras servem as crianças no refeitório, todas devidamente paramentadas de toucas, máscara e com as mãos lavadas e higienizadas.

Os utensílios como pratos, colheres e copos são de uso exclusivo das crianças?

Sim, todos os pratos, colheres, copos são de uso exclusivo das crianças, não sendo utilizados para outros fins.

As crianças tomam algum líquido durante as refeições?

Durante as refeições nossas crianças não ingerem líquidos como: sucos ou água, porém quando terminam as refeições todas bebem água.

Todas as refeições são servidas no refeitório?

As refeições do desjejum, almoço e jantar são realizadas no refeitório. As outras duas refeições que são: colação e lanche da tarde são realizados na sala.

A quantidade de alimento servida no prato do meu filho está suficiente?

Todos os pratos são compostos de gramatura específica para a faixa etária de cada criança, caso a criança sinta vontade de repetir tem todo direito.

Como faço para ter acesso ao Calendário Escolar?

O calendário escolar consta na página Educação Infantil

Como faço para trabalhar no Instituto Nair Valadares?

A contratação ocorre mediante processo seletivo, que é publicado no site da instituição, jornal de grande circulação, e redes sociais.

Como faço para ser um voluntário?

Se você tem interesse em realizar trabalhos voluntários contate-nos através da página Quer Ajudar?

Como faço para ser fornecedor do Instituto?

Realizamos pesquisa de preço com pelo menos 03 (três) empresas para realizar cada compra. Essas empresas precisam ser localizadas no Distrito Federal, possuir CNPJ ativo, e estar com as certidões de regularidades fiscal válidas.

Quero Ajudar a Instituição

Você pode contribuir com a nossa Instituição de diversas formas. Fazemos campanhas de arrecadação de brinquedos para o dia das crianças e natal, campanhas da páscoa entre outras. Aceitamos todos os tipos de doações. Entre em contato pelo telefone (61) 3333-1552. Ou faça sua inscrição pela página Quer Ajudar?

O que é o Bazar solidário?

O Bazar Solidário fornece a oferta de produtos domésticos, roupas e brinquedos, novos e seminovos a baixo custo, com o propósito de arrecadar fundos para a Instituição. Faça sua inscrição na página Quer Ajudar?

O que posso doar para o Bazar?

Aceitamos doações de mobília, eletrodomésticos, brinquedos, roupas, calçados e objetos de decoração. Buscamos sua doação,entre em contato pelo telefone (61) 3333-1552.

Pin It on Pinterest

Share This